
O que era para ser uma brincadeira inofensiva entre amigos acabou virando assunto polêmico na internet. Pedro Vanzella, 19, estudante de computação, resolveu dar um trote nos amigos da web e criou um falso convite para uma conta “privilegiada”, batizada de "Orkut Ouro". Os problemas começaram quando o boato se espalhou por outras redes sociais, como o Twitter, e foi utilizado por terceiros para solicitar dados sigilosos de usuários do Orkut.
Vanzella admite estar arrependido e que não imaginava que a brincadeira tomaria tal proporção. “A ideia era que ficasse só entre amigos”, afirmou o estudante em entrevista para o UOL Tecnologia.
Perguntado se repetiria a brincadeira, Vanzella foi taxativo. “Não, nunca mais faria algo do gênero”. E ainda alertou outros internautas que talvez possam pensar em trotes na web. “Eu aconselharia a não fazerem piadas na internet, sempre são mal entendidas”.
O estudante tinha noção de que iria causar polêmica na internet, especialmente com uma brincadeira que não é novidade na rede: basta lembrar de casos como o 4chan Gold Account e o Facebook Gold, quando falsos "convites especiais" também enganaram usuários das redes.
“O movimento contrário era esperado, há muitos ‘cavaleiros do cavalo branco’ na internet brasileira, o cara que quer salvar a princesinha, defender os pobres e os inocentes, e muito mais moralistas de cuecas. Pior ainda são aqueles que pegaram carona na brincadeira para fins maléficos”, pondera Vanzella.
O que surpreendeu o criador do Orkut Ouro foram na verdade as reações favoráveis. “É interessante ver quantas pessoas entenderam a brincadeira e me apoiaram, todos os do #freevanzella, #freepedrovanzella no Twitter e todos que colocaram minha foto nos seus avatares”, destaca.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Arrependido, criador do 'Orkut Ouro' diz que não repetiria brincadeira
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário